segunda-feira, 2 de março de 2015

Dígito verificador da conta corrente inválido - IRPF 2015

Atenção: a situação abaixo trata de restituições de imposto de renda a serem recebidas em contas poupança da Caixa Econômica. Para outros bancos ver os links citados no decorrer do texto abaixo.

Ao usar o software de declação de imposto de renda para pessoas físicas 2015 e preencher todas as informações necessárias, enfrentei a mensagem abaixo ao tentar verificar as pendências:

Dígito verificador da conta corrente inválido

Após confirmar que meus dados bancários estavam corretos, cheguei à conclusão de que o software possui algum bug, e até então não consegui enviar minha declaração.

--Atualização em 02 de março de 2015 às 17:19--

Enviei uma mensagem à ouvidoria da Receita e eles responderam com o que segue abaixo:

Em atenção à sua manifestação, esta Ouvidoria informa que as regras para a formação e verificação de dígitos das contas-correntes bancárias foram fornecidas pelos respectivos bancos.
Na hipótese de divergência, por gentileza, reporte-se ao pessoal do seu banco.
Entretanto, esclarecemos que, para a 'conta-corrente' ou 'conta-poupança' da Caixa Econômica Federal-CEF, deverá ser informado também o número da 'operação' ? imediatamente antes do número da conta e ainda completados todos os espaços à esquerda do campo com zeros quando a conta tiver menos dígitos, conforme formato a seguir:
0000000opNNNN ? DV , sendo:
0 -    zero à esquerda para completar espaços do campo conta-corrente
op  -    números da operação
N    -   números da conta
DV  -   número do dígito verificador
No caso do HSBC, este nos informou que existem contas com um dígito no DV e contas com dois dígitos. Acrescentando-se o primeiro algarismo do DV no final do número da conta e somente considerando o segundo algarismo como DV, o validador aceita como correto.
Exemplo: conta 12345-67  lançar  c/c 123456 e DV 7.

Segui as orientações, porém o problema persiste. Enviei outra mensagem à ouvidoria e estou aguardando o retorno.

--Atualização em 02 de março de 2015 às 17:37--

Segui o exposto nos sites abaixo porém o erro continua. E a ouvidoria ainda não respondeu.
  • https://worldwindows2.wordpress.com/governo/irpf-imposto-de-renda-pessoa-fisica/comment-page-7/
  • http://www.bsbvendas.com/ads/imposto-de-renda-2015-problemas-envio-digito-de-conta-errado/
--Atualização em 03 de março de 2015 às 14:07 -- SOLUÇÃO --

  1. Selecionei o banco 104 - Caixa Econômica Federal;
  2. Preenchi o campo "Agência" (4 dígitos);
  3. Preenchi o campo "Conta para o crédito" no formato 01300000XXX (onde XXX é a conta);
  4. Preenchi o campo "DV" (dígito verificador);
  5. Selecionei outro banco;
  6. Selecionei novamente o banco 104 - Caixa Econômica Federal;
Depois disso cliquei em "Verificar pendências" (que não encontrou nenhuma) e depois enviei minha declaração à Receita usando a opção "Transmitir via Internet".

Obs.: A ouvidoria respondeu meu último e-mail querendo que eu informasse meu CPF, dados bancários, sistema operacional, versão do Java, etc. Não enviei, pois o erro certamente é no sistema e não em meus dados.

Obs.: Enviei essa postagem para a ouvidoria e eles agradeceram.

Se essa postagem ajudou você, clique em "curtir" no lado direito da página www.cleorbete.com. Agradeço.




77 comentários:

  1. Também estou com o mesmo problema. Minha conta é corrente da Caixa Econômica, a mesma que indiquei na declaração do ano passado e acusa erro de digito. Não consigo falar com a Receita. Acompanhando seu post em busca de solução

    ResponderExcluir
  2. exemplo: Operação 001 seguido da conta com 8 dígitos 00001234 e próximo campo coloque o DV . Aqui deu certo.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, o lance esta em selecionar outro banco e depois voltar com o 104 CAixa... ai resolve o problema.

    ResponderExcluir
  4. Estava com esse problema dos dois dígitos da conta do corrente do HSBC. Valeu pela informação!
    - Daniel

    ResponderExcluir
  5. No caso da CAIXA deve-se informar um zero à esquerda. Ex 0pppcccccccc onde: ppp = operação; cccccccc = conta completada com zeros a esquerda.

    ResponderExcluir
  6. Estou com o mesmo problema

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela ajuda ! e parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  8. Estou com o mesmo problema as contas correntes com 2 dígitos o IRF so aceita 1 digito todas contas do hsbc tem 2 dígitos não sei o que fazer nesse caso.

    ResponderExcluir
  9. Estava com o mesmo problema, segui suas orientações de deu certo.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Tive que colocar a conta da CEF tipo 001 como 01000012123 dv 1

    O 001 não aceitou antes da conta somente 01.

    ResponderExcluir
  11. Tive o mesmo problema, fiz do jeito que mencionou e passou. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  12. Renata Gomes de Jesus13 de março de 2015 às 14:39

    Tive o mesmo problema com minha conta da Caixa. Segui este passo a passo e pronto. Bugão feio!

    ResponderExcluir
  13. ESTOU COM O MESMO PROBLEMA. NÃO TRANSMITI E O DÍGITO ESTÁ CORRETO.

    ResponderExcluir
  14. ola para resolver a situacao com a conta da caixa, basta colocar todo o numero que aparece no cartao como sendo a conta a sao 11 numeros mais o digito verificador, funcionou aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para mim também funcionou. Obrigada pela dica

      Excluir
  15. Obrigada por compartilhar estas informações!
    Eu também estava tendo esse problema, mas lendo seu tutorial consegui gravar e enviar a declaração.
    Me parece que a cada ano eles complicam mais a declaração...

    ResponderExcluir
  16. Boa Noite Pessoal, conforme comentários quando for informar o banco para restituição sendo caixa economica federal deve informar a op. mais zero antes do numero da conta até completar 8 digitos.
    Volmir B Moraes

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigado, sua postagem ajudou muito.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Obrigado.. Resolveu meu problema, que há dias tentava em vão resolvê-lo.

    ResponderExcluir
  19. Agradeço a vossa orientação. Sou correntista da Caixa Econômica e passei pelo mesmo problema. Após executar o que você disse na segunda solução consegui enviar com sucesso a declaração.

    ResponderExcluir
  20. Muito obrigada, com a sua sugestão consegui resolver o problema!!

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo post, bem esclarecedor!

    ResponderExcluir
  22. O procedimento é este mesmo, mas aqui pra mim o próprio programa me deu a dica para não errar. Segue imagem da mensagem que apareceu pra mim: http://prntscr.com/6kl42v

    ResponderExcluir
  23. Bom dia, valeu a dica. No meu caso a conta da caixa só precisei informar os três digítos Ex:(0xx000xxxxx). onde o x é os números da operação e conta.
    Abs

    ResponderExcluir
  24. Fiz exatamente como você e deu certo. Obrigado

    ResponderExcluir
  25. Deu certo comigo também! Obrigada Cleórbete Santos!

    ResponderExcluir
  26. Estou com o mesmo problema, ainda sem solução.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  27. FIZ TODOS OS PROCESSOS NAO CONSEGUI ENVIAR TEVE MAIS ALGUMA SOLUÇAO

    ResponderExcluir
  28. Tive o mesmo problema, segui suas orientações e resolveu, o problema está no software da receita, possivelmente na regra de formatação implementada ou quando é selecionado o banco o sistema não atualiza regra de formatação.

    Júnio
    Ribeirão Preto

    ResponderExcluir
  29. Muito obrigado me ajudou bastante, estava com o mesmo problema referente a conta da caixa.

    :)

    ResponderExcluir
  30. Segui a orientação de mudança nos números da conta e dv acima e deu certo.

    ResponderExcluir
  31. Pessoal, o último comentário, postado pelo Cleórbete é o que funciona. A operação tem que vir LÁ NO COMEÇO, preencher com zeros e, posteriormente, o número da conta - Dígito.
    Para o caso da Caixa as operações são:
    001 - Conta Corrente Pessoa Física
    013 - Conta Poupança

    ResponderExcluir
  32. Muuuito obrigada, amigo! Enfrentei o mesmo problema com o programa e você me poupou de um big trabalhão e dor de cabeça. Abraço forte!

    ResponderExcluir
  33. Cleórbete, agradeço de coração! Também somente consegui enviar minha declaração realizando esse procedimento. Deveras, há um 'bug' no programa!. Que bom que a receita já está sabendo do problema. Abraços.

    ResponderExcluir
  34. Amigo, eu tive o mesmo problema. Minha conta é da Caixa Economica Federal. Fiz da seguinte forma. Coloquei 001+XXXXX-X + DV e resolveu. No caso o 001 e o numero de operação. Espero que voce consiga resolver. Abraço.

    ResponderExcluir
  35. Sou contador e estou tendo a mesma dificuldade.
    Nenhuma conta da CEF foi aceita até hoje.
    As do HSBC com dois dígitos consegui que funcionasse com a instrução de juntar um dos dígitos no final da conta e deixar apenas o último como dígito.
    Mas da CEF não vai de jeito nenhum.
    David Pokorski

    ResponderExcluir
  36. Pode me informar como faço para uma conta do banco bradesco, onde a agencia 1143-6 e cc 0643654-0?

    ResponderExcluir
  37. O problema aqui é o mesmo, Caixa Econômica Federal, operação 013 (Poupança) e não resolveu com a SOLUÇÃO mostrada acima. Ano passado ocorreu o mesmo problema, mas deixava transmitir com esta pendência. O jeito vai ser ir testando os números de 0 a 9 para ver qual o programa aceita como dígito verificador, brincadeira né? Já que sabem que tem problema com dígitos de vários bancos não era para BARRAR o envio da declaração.

    ResponderExcluir
  38. Gente, consegui da seguinte forma (IRPF2015): para CEF, operação POUPANÇA (013), agência fictícia 0123, conta corrente 139988-7. No cartão está impresso assim: 0123 013 00139988-7
    No programa IRPF2015 deverá ser escolhido o banco 104 - CEF, agência: 0123 e em conta corrente (são 11 números): iniciar com os 3 números da operação seguidos de 8 números da conta corrente sem o dígito e finalmente o dígito. Então digitei: 01300139988 e em dígito verificador 7. Funcionou corretamente. Se for conta corrente normal, a operação é 001.

    ResponderExcluir
  39. Olá, obrigado pela ajuda. apenas observo que "013" é para conta poupança, para conta corrente seria "001", que foi o meu caso, que ficou assim: 0010000XXXXX.

    ResponderExcluir
  40. Seu post foi muito útil para mim, pois não estava conseguindo informar a conta de um cliente.
    Obrigada por compartilhar a informação.

    Amanda

    ResponderExcluir
  41. Cara, grande post. Fiz tudo que disse ai e no meu caso não funcionou. No meu caso funcionou com AGENCIA: XXXX (04 dígitos) e CONTA: OP(sem o zero a esquerda)CONTA. Valeu!

    ResponderExcluir
  42. Parabéns pela postagem. Super válida!

    ResponderExcluir
  43. Muito boa a dica. Estava com esse mesmo problema.

    ResponderExcluir
  44. Muito obrigada pela ajuda deu certo :)

    ResponderExcluir
  45. obrigado me ajudou muito

    ResponderExcluir
  46. Obrigada! minha conta não é a caixa mas mesmo assim o procedimento que você indicou funcionou... affff!!!

    ResponderExcluir
  47. Muitíssimo abrigado pela ajuda, me ajudou muito mesmo. Grato

    ResponderExcluir
  48. Muito obrigado. Tive o mesmo problema e resolvi com a sua dica.

    ResponderExcluir
  49. Obrigado, o meu estava dando erro também, consegui arrumar agora. Deu certo.

    ResponderExcluir
  50. Boa noite. Sou muito grata, pois estava ocorrendo o mesmo problema com o DV da minha conta bancária (CEF), segui seu passo a passo e finalmente consegui enviar meu IRPF.

    ResponderExcluir
  51. Tive o mesmo problema, fiz como indicasse ali e resolveu. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  52. Valeu pela solução publicada em 3 de março. Também tenho conta na CAIXA e pra mim funcionou. Salvou minha vida! rs

    ResponderExcluir
  53. Muito obrigado! Me ajudou bastante!!!

    ResponderExcluir
  54. Obrigado Cleórbete, consegui enviar após ter verificado o mesmo erro.

    ResponderExcluir
  55. Cara você me ajudou pra caramba.
    Valeu!
    Dica maravilhosa.
    Abraços.
    Jorge Luís

    ResponderExcluir
  56. OK! Segui suas dicas e também consegui enviar sem pendencias, obrigado.

    ResponderExcluir
  57. Olá! Segui a orientação e o meu validou...
    Obrigado e boa sorte caso não tenha resolvido ainda!!!

    ResponderExcluir
  58. Me ajudou muito, depois do passos sobre conta da caixa deu tudo certo!!

    ResponderExcluir
  59. Consegui enviar após colocar todos os números que vem no cartão da conta corrente, após o digito da agência, totalizando 11 números.

    Exemplo: 001 00024251-5, fica assim: 00100024251 dv: 5.

    Deu certo!!!

    ResponderExcluir
  60. Que bela bosta esse programa. Pura e simples falta de testes!!!

    ResponderExcluir
  61. Obrigado pelo texto! Tive o mesmo problema, vou tentar com essa nova orientação.

    ResponderExcluir
  62. Valeu, salvou minha vida no último dia pra entregar a declaração!!!!

    ResponderExcluir
  63. PESSOAL - LI TUDO Q VCS ESCREVERAM E NÃO DAVA CERTO - É MT SIMPLES, É COLOCAR OS 3 NUMEROS DA OPERAÇÃO E OS 8 DA CONTA - SIMPLES ASSIM

    0010000CCCC- DV - ONDE C É O NUMERO DA CONTA

    ResponderExcluir
  64. gente me ajuda urgente !!!

    meu banco é 104- caixa economica
    agencia sem DV(0347)
    conta para credito ( 03113505-3)

    ResponderExcluir
  65. Bom dia,

    estou com esse problema mas é conta do banco do brasil. Alguém já viu esse erro?

    ResponderExcluir
  66. Como pode? 2015 esse erro, 2016 o mesmo erro, e eles não conseguem tirar o bug? Acho que nem tentaram, eu já fiz de tudo e não consigo enviar, dá sempre o mesmo erro, tem explicação no próprio programa, mas não funciona.

    ResponderExcluir
  67. Obrigada me ajudou muito, foi melhor que perguntas e respostas da receita fedreal

    ResponderExcluir
  68. Obrigada por ajudar!
    Aconteceu a mesma coisa comigo. Seguindo suas dicas, consegui entregar a Declaração.
    Abraço

    ResponderExcluir